Soneto à Luz do Mestre

Veja a estrela ao norte
Luz que nos alimenta
E faz vencer a tormenta
No leme há um braço forte

Grande é o caminho
Tal qual um caminhão
Com amor no coração
Mais feliz o Caianinho

De pecadores é o amigo
Dos sabiás é o canário
No canto, encantado abrigo

Nesse estradar sozinho não estás
Fiel é o coração aqui a nos guiar
Até um belo dia o Mestre encontrar

 

 

Em uma infância nem tão distante

IMG_7773

Era tarde da noite, não diferente de tantas outras daquelas noites de verão em Campo Grande, quando o calor do dia que teimosamente insistia em penetrar noite adentro começava a misturar-se com o frescor da madrugada.

Quase tudo estava calmo naquele lugar, não fosse o suave farfalhar da relva, reclamando dos passos sorrateiros daqueles garotos, que com o mesmo esforço que faziam para conter a excitação do ilícito que se seguiria, evitavam qualquer ruído durante a subida até o ponto combinado. Continue lendo…..

Logístick – Sistema para locações, coletas e entregas

logo-logistick

De pivô em pivô é que se vive uma Startup.

Está no ar o Logístick, que é a evolução do Caçamba.Net. Enquanto o primeiro era um sistema para locação de caçambas, este já é um sistema de locação de bens móveis em geral, aumentando assim radicalmente o tamanho do mercado alvo da Startup sem que o escopo principal da aplicação mudasse muito.

Agora o sistema compreende empresas que trabalham com locação, por exemplo, de brinquedos, equipamentos de construção civil, hospitalares, utilidades domésticas, maquinários, e claro, caçambas… E muito mais!

Também foi feita uma reformulação completa no layout, melhorando a usabilidade e adicionando alguns recursos. Todas as ações foram feitas com base no feedback dos primeiros usuários do Caçamba.net.

Dentre as novidades a principal é, sem dúvida a visualização dos itens locados no mapa, que era uma demanda antiga dos nossos usuários. Agora o sistema conta com uma integração completa ao Google Maps, além de mostrar também, as atividades pendentes em um calendários. O cadastro de categorias e itens no inventário foi praticamente re-inventado e o lançamento de pedidos também está bem melhor.

Entramos agora em uma nova fase, de recomeçar a validação, agora destes novos mercados. Outra hora passamos por aqui para relatar nossos avanços :)

Caçamba.Net, Primeiros passos

Recursos Free para Startups

Período: de 17/10/14 até começo de novembro.

Opa, nosso sistema de locações já tem um nome, Caçamba.Net! – Não que isso seja relevante para esta etapa do projeto, na verdade não é, mas imagine ter um bebê em casa por alguns meses sem saber como chamá-lo. Para facilitar a comunicação escolhemos este nome, que assim como muitos negócios online hoje em dia, o principal critério de escolha foi a disponibilidade de domínio.

Os primeiros passos foram focados em colocar a casa em ordem, batizar a criança, definir plataformas, detalhes técnicos, rascunhar o primeiro Lean Canvas. Enfim, medidas para dar corpo ao projeto e começar a transformar a ideia em algo palpável. Vejamos mais algumas das primeiras decisões: Continue lendo…

O start da startup: Concepção e kickoff

banner-startup

Olá, este é o primeiro post de uma sequência que irá registrar a evolução de uma ideia em uma Startup e quem sabe a evolução desta Startup para em um negócio rentável. Este é um case real, não sabemos o que o futuro lhe guarda, a não ser pelo aprendizado, que é garantido.

O termo “Startup” está ficando mais popular a cada dia, porém ele abrange uma gama gigantesca de empreendimentos, que vão desde ideias abstratas até empresas bem estabelecidas, já com considerável geração de receita. Particularmente não considero que uma ideia seja uma Startup, acredito que um o primeiro passo tenha que ser dado para se falar em Startup. Pois bem, vamos ver como foi o primeiro passo do nosso Case, até aqui ainda sem nome. Continue lendo…

O aprendizado validado do e-commerce de calçados Anita

logo-anitta-banner

Muito se fala nos cases incríveis que viabilizaram a transformação de Startups em negócios bilionários, como o Youtube, o Instagram ou o Groupon, por exemplo. Mas muitas vezes estes exemplos podem deixar a sensação de que este sucesso é algo que está tão distante, mas tão distante que serve apenas de alegoria em palestas motivacionais. Pois bem, então vamos ver o estudo de caso de uma empresa que não é bilionária, não foi comprada pelo Google, não está nos grandes centros e nem é líder do seu mercado, afinal nada disso desmerece o fato de ela ter traçado uma trajetória segura e repleta de aprendizado validado, um dos pilares do Lean Startup.

Continue lendo…

Manifesto ágil e o mercado de software

manifesto2

As poucas premissas do manifesto ágil são uma síntese do que é a agilidade no desenvolvimento de softwares. A criação do Manifesto ágil marcou, em 2001, um divisor de águas para as empresas de desenvolvimento, uma vez que oficializou práticas que já se mostravam mais eficazes que as até então praticadas. Até hoje muitos desenvolvedores, por hábito ou desconhecimento, ainda tentam aplicar os métodos “tradicionais”, encontrando sempre muitas dificuldades. Infelizmente.

Continue lendo…