Startup Lean com Agilidade e não é moleza

office-worker

Aos poucos as metodologias ágeis foram entrando no Brasil e devagarinho ganharam espaço na área do T.I. Agora é a vez do Lean, que também vem ganhando cada vez mais adeptos entre os empreendedores digitais e “startupeiros” em geral. Estes conceitos tem algo em comum, não foram criados aqui. Ambos são resultantes de muitos anos de estudos e desenvolvimentos ocorridos em outras culturas, como a americana e a asiática.

Assim como outros conceitos que aterrissaram em terras brasileiras, estes também logo se depararam com a nossa cultura e nossa maneira de pensar, o que invariavelmente os fizeram entrar em conflito direto com alguns traços comportamentais do nosso povo, o que por sua vez, pode dificultar o entendimento e aplicação de conceitos bem simples, como o Ágil e o Lean.

Por aqui muita gente ainda espera que um político resolva todos os problemas de uma só vez, que um remedinho ou operação vá reverter em poucos dias anos e anos de descuido com a saúde, alguns até esperam uma fórmula mágica para ganhar muito dinheiro sem precisar trabalhar.

Mas o que isso tem a ver com Agilidade de Software, Lean e Startup?

Pois bem, tenho visto estes conceitos fazer brilhar os olhos de muita gente, mas infelizmente pelos motivos errados. As pessoas ainda confundem simplicidade com facilidade. São coisas diferentes. Quem tentar implantar um esquema Lean para empreender uma Startup, ou montar equipes ágeis para o desenvolvimento de um software sem estudar, sem procurar entender o que estes conceitos realmente significam terá mais uma suprema desilusão. É uma questão de tempo. Melhor seria jogar na loteria, pois levaria menos de uma semana pra se desiludir e gastaria apenas uns poucos reais.

De fato estamos falando de métodos que realmente primam pela simplicidade, e por isso mesmo são muito eficientes. Reduzir desperdício, aprender antes de fazer, ter transparência em todos os atos. São conceitos tão óbvios que as vezes nos perguntamos por que demorou tanto para o mercado formatar esses conceitos.

A resposta também é simples. Por que mesmo sendo simples não é fácil. Se fosse fácil criar e gerir um empreendimento digital Lean de sucesso ou construir um revolucionário software com agilidade, teríamos muitos e muitos milionários por aí. Acho que até perderia a graça de ser milionário.

Não gosto de ser chato (mentira) mas preciso dizer: A solução mágica para o dinheiro fácil não é só ter uma equipe ágil e nem criar uma Startup Lean. Fazer isso pode realmente render muito dinheiro, mas até lá o chão é o mesmo, a estrada continua sendo longa e o suor continua sendo necessário. O que temos hoje são mais ferramentas, mas para usá-las é preciso conhecer, entender e de preferência se apaixonar por elas, caso contrário… Sempre haverá uma casa lotérica perto de você.

Gê Bender

Programador por ofício desde 1999, hoje é diretor da Mais Empresas - Tecnologia da Informação, empresa estabelecida no mercado há aproximadamente 10 anos. Entusiasta dos métodos ágeis para desenvolvimento de software e das técnicas de Lean Startup para o empreendedorismo digital.

1 comment

  1. Pablo   •  

    kkkk muito bom!

    Ainda tomo a liberdade de adicionar confusões/disfunções comuns das pessoas que não estudam agile e lean mas tentam adotar porque acham “bonitinho” estar na moda:

    - usar “incremental” para entregar software inacabado. Cada incremento do sistema tem que estar *pronto*.

    - achar que uma “startup” seve para começar um negócio de qualquer jeito, sem qualidade.

    Tem que estudar, entender os princípios que motivaram o início destes movimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>