A bolha de ontem e nós, hoje

Ontem, 09/09/09 me fez voltar no tempo, ao dia 09/09/99. Há 10 anos estava eu, junto com alguns amigos fazendo o registro da “minha primeira empresa”. Ah sim, a primeira empresa a gente nunca esquece. Por idéia do mano amigo Miguel Salum foi escolhido este dia “cabalístico” para dar o pontapé inicial ao GuiaSaúde.com, uma das milhares de grandes idéias revolucionárias que tilintavam àquela época. Infelizmente foi também uma das milhares que não deram certo. Não que tenha dado errado por não ser boa, pois como muitas das outras a idéia era boa e até viável, mas subestimamos a complexidade do mercado de Internet, que existia há poucos anos e já estava povoado de muitos especialistas, com seus cargos de nomes exóticos; extravagantes.

A escolha daquela data mágica refletia bem o que se passava naquela época com o mercado de internet no Brasil, estávamos perto da explosão da Bolha, quando a internet era algo como a serra pelada moderna, atrativa, encantadora, que fez muitos visionários investir fortunas em planos muitas vezes tão miraculosos quanto nebulosos, que os deixariam milionários em questão de dias, ou por que não, horas, e o melhor, sem fazer quase nada pra isso! Por sorte, ou força das condições financeiras, este não foi nosso caso. Conseguimos sair com mais ganhos profissionais e pessoais do que prejuízos financeiros, Amém!

Falando do Microcosmo Campo-grandense, que é onde nasceu o GuiaSaúde.com e onde até hoje atuo, o que ficou de fato foi uma herança de desconfiança até hoje pulsante como uma ferida não cicatrizada no mercado local. Não de desconfiança aos empresários do ramo, mas com a internet e a tecnologia em si. De tantos sobrinhos que tentaram fazer um sitezinho pro tio empresário ou de tantos vendedores despreparados aparecerem com propostas pra todos os gostos que o empresariado ficou infelizmente desacreditado. Ora R$ 300,00  bastariam pra te colocar online pra valer, ora alguns milhares de reais para te colocar apenas com a ponta do pé na internet. Realmente, como separar o joio do trigo? O que é caro e o que é oneroso na internet? Podemos começar vendo o que na prática dá resultado, mas isso é conversa para outro post. Abraços a todos.

Gê Bender

Programador por ofício desde 1999, hoje é diretor da Mais Empresas - Tecnologia da Informação, empresa estabelecida no mercado há aproximadamente 10 anos. Entusiasta dos métodos ágeis para desenvolvimento de software e das técnicas de Lean Startup para o empreendedorismo digital.

4 comments

  1. Isa Casaca   •  

    Eu tinha 9 anos na época.
    O que exatamente aconteceu? O que não deu certo com os sites de Campo Grande?

  2. Gesian Bender   •  

    Isa, a bolha da internet foi o mesmo problema que aconteceu agora com o mercado imobiliário e gerou a crise atual, e não foi aqui, foi no mundo todo também. Tudo tava supervalorizado até que um dia o real valor apareceu, muitas coisas quebraram, então, a bolha estourou. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>