O start da startup: Concepção e kickoff

banner-startup

Olá, este é o primeiro post de uma sequência que irá registrar a evolução de uma ideia em uma Startup e quem sabe a evolução desta Startup para em um negócio rentável. Este é um case real, não sabemos o que o futuro lhe guarda, a não ser pelo aprendizado, que é garantido.

O termo “Startup” está ficando mais popular a cada dia, porém ele abrange uma gama gigantesca de empreendimentos, que vão desde ideias abstratas até empresas bem estabelecidas, já com considerável geração de receita. Particularmente não considero que uma ideia seja uma Startup, acredito que um o primeiro passo tenha que ser dado para se falar em Startup. Pois bem, vamos ver como foi o primeiro passo do nosso Case, até aqui ainda sem nome.

O dia 1: 16/10/2014 – Quinta-feira
Fruto da inquietude natural de todo empreendedor e da busca pela realização do famoso projeto repetível e escalável, me reuni com um amigo que havia recém aberto um negócio de locação de caçambas estacionárias.

Observando a experiência neste novo ramo vimos a latente necessidade de uma melhor solução para o controle das locações, uma vez que, após uma rápida análise nos sistemas disponíveis, notamos que aqueles com recursos satisfatórios eram caros e/ou complicados e os mais baratos eram também complicados e/ou ineficientes. Surgiu então a ideia de iniciar este projeto, com o objetivo primário de fornecer uma solução para o controle de locação de caçambas estacionárias que fosse simples, eficiente e a um preço acessível, Neste dia definimos o seguinte:

  • Começar fazendo apenas os protótipos das telas principais, ou seja, apenas o desenho, para validarmos antes de programa-las e em seguida evoluir até um MVP (Mínimo Produto viável);
  • Começar a implementar um framework, desde que uma alternativa madura e com amplo material de suporte online;
  • Aplicar o Bootstrap financeiro, ou seja, iniciar sem custos até que tenhamos os primeiros clientes, de onde virá a receita para os custos futuros do negócio.
  • Aplicar o máximo possível do que já estudamos e aprendemos a respeito de Lean Startup, empreendedorismo e administração de empresas, fruto de experiências anteriores. Além disso, aprender o máximo possível com o desenrolar do próprio projeto afim de ir moldando e direcionando de acordo com o que sinalizar o mercado.

Este foi a concepção e o Kick off do projeto. A partir desta data passou a existir mais uma Startup. Acompanhe os próximos posts onde iremos registrar os aprendizados, erros e acertos do projeto. Fique também à vontade para deixar seu comentário e suas experiências ao iniciar sua Startup.

Gê Bender

Programador por ofício desde 1999, hoje é diretor da Mais Empresas - Tecnologia da Informação, empresa estabelecida no mercado há aproximadamente 10 anos. Entusiasta dos métodos ágeis para desenvolvimento de software e das técnicas de Lean Startup para o empreendedorismo digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>